Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Louro

Nome científico: Laurus nobilis

Os loureiros são oriundos da Ásia Menor e estão disseminados por toda a região mediterrânica, da Turquia a Portugal, assim como Marrocos

É uma árvore vivaz, que pode chegar aos 15m altura. As flores são amarelas esbranquiçadas e agrupadas em umbelas. Delas se desenvolvem bagas pretas azuladas do tamanho de avelãs, que são utilizadas em licores e bálsamos.

As folhas verdes escuras com a parte de baixo verde clara são colhidas manualmente e secas à sombra. As folhas são usadas para aromatizar os pratos de várias cozinhas regionais.

Na mitologia grega representa Daphne, a ninfa que foi transformada em árvore para escapar às perseguições amorosas de Apolo, que desde então, passou a usar uma coroa de folhas de louro para lembrá-la.

Na tradição grega, a coroa de louro homenageou atletas e guerreiros, reis, príncipes e poetas.

Muitos especialistas em ervas na Idade Média atribuíam-lhe efeitos fortificantes do estômago e rins. Além disso também era considerada cura para pragas.

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades