Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Anis estrelado

Nome científico: Illicium verum

O anis estrelado é originário da China e do Vietnam, é das poucas especiarias utilizadas na cozinha chinesa

O anis estrelado é sem dúvida uma das mais bonitas especiarias. É o fruto em forma de estrela de uma árvore perene, que pode atingir os 8 metros de altura e que pode viver mais de 100 anos. Começa a dar os seus frutos castanhos avermelhados, lenhosos a lembrar a cortiça e em forma de estrela a partir do sétimo ano de vida. No seu interior, encontram-se as sementes castanhas e brilhantes. Uma única árvore de anis-estrelado pode dar 40kg de fruto por ano. Quando são secos ao Sol perdem cerca de três quartos do seu peso. Não são as sementes mas as paredes do fruto que possuem o sabor. O anis-estrelado é rico em óleos essenciais, nomeadamente anetol.

Na Europa, o anis estrelado começou por ser usado como uma especiaria para adicionar ao chá, na corte dos czares russos do séc. XVII. A sua designação “Illicinum” deriva da palavra latina “ilicere”, que significa “atrair”.

Na Roma Antiga as sementes do anis eram colocadas debaixo da almofada para evitar os pesadelos.

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades