Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Canela

Nome científico: Cinnamomum verum

A canela é natural de Ceilão, hoje conhecido como Sri Lanka

As caneleiras crescem em plantações. Na natureza, estas árvores podem atingir 20m de altura. Quando cultivadas, são mais pequenas para facilitar o corte de ramos de 2m de dois em dois anos. Os paus de canela são feitos cortando a casca das árvores em tiras e fazendo molhos, que são tapados e fermentados durante 1 a 2 dias. Depois, a camada exterior e interior da casca é retirada e o resto da casca é seco ao Sol. Durante este processo a casca encaracola-se. A canela de melhor qualidade tem uma cor clara e tem a aparência de papel seco e enrolado. Quanto mais fina for a casca, melhor é o seu sabor.

Segundo a mitologia na história “As Mil e Uma Noites”, Scheherazade conta a fantástica lenda da origem da canela. Segundo esta lenda, a canela cresce no solo de um lago secreto.

De acordo com um outro conto de fadas, a canela encontrava-se nos ninhos de uns pássaros, que foram espantados das altas árvores com arcos e flechas, para se lhes poder tirar os paus de canela

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades