Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Mostarda

A mostarda é originária da região mediterrânica e actualmente é cultivada por toda a Europa, particularmente em França e Alemanha.

A parte que se utiliza é o fruto fresco e seco – moído e em pó.

Os grãos da mostarda crescem anualmente numa planta com 3 metros de altura. A planta da mostarda tem flores amarelas e folhas verdes. As flores amarelas transformam-se em vagens que contêm os grãos da mostarda. Um pouco antes do grão da mostarda ficar maduro, as plantas são colhidas e secas. Os grãos são debulhados e secos pela segunda vez. A enzima é separada quando as células da planta da mostarda se degradam, causando assim a libertação das substâncias responsáveis pelo sabor picante da mostarda.

Mitologia:

Na Bíblia, Jesus chama à mostarda um símbolo do Reino de Deus. Os gregos e os romanos utilizaram a mostarda integral como uma especiaria e planta medicinal. Os Romanos utilizaram a mostarda em cerca de 40 remédios diferentes. Era recomendada para a epilepsia, dores do baço e do fígado.

Os grãos de mostarda moídos e misturados com água podem ser utilizados como compressas, quando se pretende intensificar a circulação sanguínea, em caso de lumbago, bronquite ou pleurisia.

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades