Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Noz moscada

Nome científico: Myristica fragrans

A moscadeira é uma árvore natural das Ilhas Molucas e da Nova Estas árvores podem atingir 100 anos de vida. No estado selvagem chegam a ter 15m de altura. A forma cultivada tem uma altura mais acessível, 6m, para facilitar a colheita. As árvores só começam a dar fruto a partir do oitavo ano e a produção vai sempre aumentando até aos quinze anos, quando atinge o máximo.

A noz moscada não é o fruto da árvore mas sim a semente que se encontra envolta numa película fina, o macis. O período de amadurecimento leva nove meses, desde a floração até os frutos estarem capazes de serem colhidos. Os frutos são varejados das árvores com varas compridas de madeira. A polpa dos frutos, o macis e a noz moscada são secos em separado ou juntos.

Mitologia:

É difícil dizer desde quando se conhece a noz moscada na Europa. Nos séculos XVI e XVII, a noz moscada e o macis, juntamente com o cravinho e a canela, estavam entre as especiarias mais caras.

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades