Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Pimenta Preta

Nome científico: Piper Nigrum

Para além do sal, os grãos de pimenta são o condimento mais popular e comum na maior parte das casas. Actualmente, a pimenta é relativamente barata, mas não foi sempre assim. Os gregos antigos sabiam que a pimenta estimulava o apetite. No tempo dos romanos, a pimenta era um sinal de riqueza e prestígio, pois o seu sabor especial apenas condimentava as refeições em casas ricas. Na Roma antiga, os mercadores de sucesso que comercializavam especiarias eram chamados “sacos de pimenta”. Durante a Idade Média, a pimenta tinha um valor aproximado ao do ouro.

É uma baga verde colhida ainda por amadurecer, que é seca ao sol após a colheita, tornando-se preta e dura. É um condimento forte e ardente.

Utilize a pimenta preta em molhos, sopas e marinadas, em carne assada e grelhada, guisados e pratos com batatas, assim como em carne de caça, recheios de carne e massas.

Glossário

Pesquise os termos culinários de A-Z.

Conselhos e medidas

Use as nossas medidas como conversor de medidas.

Quantidades