Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Tendências de Sabores 2014

Tendências de Sabores 2014 Tendências de Sabores 2014

Para celebrar o nosso 125o ano como empresa que tem inovado e ditado as tendências culinárias, a McCormick embarca, agora, numa viagem de um ano, celebrando os sabores. No centro desta celebração, assenta a nossa certeza de que a forma como experienciamos e desfrutamos os sabores une as pessoas e as culturas em todo o mundo.

Esta edição de aniversário do projecto anual das Tendências de Sabores, criada pela primeira vez em 2000, identifica as tendências e os ingredientes em destaque que irão ditar o futuro do sabor. Criada por uma equipa global de especialistas da McCormick - incluindo Chefs, profissionais de gastronomia, especialistas de tendências e técnicos alimentares - partimos à descoberta de histórias de sabores, gastronomia e técnicas associadas, que inspiram inovações deliciosas e criativas para os próximos anos.

O mundo está prestes a colocar todo o seu foco no Brasil,

iluminando os sabores vibrantes e as tradições de uma cultura dinâmica e de fusão que mistura as culturas europeias, africanas, asiáticas e as influências nativas da Amazónia. Os sabores brasileiros estão prestes a emergir como uma poderosa influência na culinária de todo o mundo.

Ingredientes em Destaque:

Feijão Frade

O feijão de eleição

Farinha de Mandioca

Também conhecida com mandioca ou farinha de manioca; sem glúten

Goiaba

Fruta tropical que pode ser comida fresca ou como néctar e em doce

Tempero Baiano

Uma mistura baiana que possui orégãos, salsa, variedades de pimenta e cominhos

"Tal como o seu povo, a culinária brasileira é uma mistura sedutora de influências globais e nativas. A atração do mundo pelo Brasil está realmente a aumentar - vamos então descobrir o quão fabulosos podem ser alguns desses ingredientes e sabores."
- Anthony Palmer, Diretor de Inovação, EMEA

Os grandes sabores podem ser oriundos de pequenos espaços.

À medida que o movimento para cozinhas compactas mais eficientes cresce, os moradores urbanos mais criativos têm vindo a descobrir as formas mais multifuncionais de preparar refeições saborosas com o que têm mais à mão.

Ingredientes Que Não Podem Faltar

Chá

naturalmente saudável, podendo ser usado como tempero, marinada e líquido de cozedura

Noodles

ingrediente multifuncional para sopas, guisados, salteados e saladas

Coentros

desde a semente até à folha, são usados de inúmeras formas em todo o mundo

"Меnos espaço para cozinhar requer um pouco mais de criatividade! Os ingredientes que funcionam dupla (ou triplamente) são a chave. E, os electrodomésticos multifuncionais - desde a panela de pressão a aparelhos topo de gama que fazem tudo desde ralar, misturar, cortar, saltear, cozinhar a vapor e fritar - estão a ajudar as pessoas a criar refeições mais saborosas em cozinhas urbanas minúsculas."
- Michelle Thrift, Economista Doméstica Sénior, Desenvolvimento Culinário, Austrália

"As noodles de todas as formas e tamanhos, quer sejam secas ou frescas, são alguns dos ingredientes mais versáteis que pode ter sempre à mão, especialmente algu- mas das grandes variedades asiáticas, italianas e da Europa de Leste. Os cozinheiros criativos estão a ir muito além do básico com novos pratos de noodles muito divertidos."
- Chef Michael Cloutier (Canada)

Os sabores mexicanos estão em movimento.

Desde um gosto crescente por comida mexicana regional na América do Norte à exploração precoce na China, as culturas de todo o mundo têm vindo a adoptar elementos autênticos desta fabulosa cozinha, que se mostra corajosa e casual.

SABORES A EXPLORAR

Molho Chamoy

Condimento que combina alperces, lima, malaguetas e especiarias

recados

pastas picantes muito populares em Iucatã. O recadorojo é feito de urucum (pimentão doce), laranja azeda e uma mistura de especiarias

Tomatillos

ingrediente que se parece com um tomate mas que confere um sabor alimonado aos alimentos

"À medida que o interesse pelos os alimentos mexicanos evolui no mundo, as pessoas têm vindo a ficar mais ansiosas por descobrir sabores autênticos e locais. Nos EUA, os apreciadores desta cozinha há largos anos estão com os olhos postos nas novas inspirações regionais, desde as pastas da península de Lucatã aos molhos mais complexos de Oaxaca."
- Chef Kevan Vetter (Estados Unidos)

O mundo está à procura de sabores quentes.

Além de descobrir novas variedades de malaguetas, esta obsessão ampliou o uso de técnicas como grelhar, fumar, conservar, fermentar e adocicar no sentido de trazer à tona todo o potencial dos sabores.

Malaguetas a Não Esquecer

Guajillo

Seco e suave Mexicano

Chilli de Arbol

Forte Mexicano

Tien Tsin

Forte de Sichuan

Aji Amarillo

Amarelo e forte Peruano

"As malaguetas são uma especiaria muito emocionante - aquela deliciosa sensação de sentir a boca a queimar com sentimentos intensos, aventureiros e todo o tipo de emoções positivas. É, por isso, que os apreciadores de malaguetas tanto as adoram, e é, por isso, que estão sempre à procura da próxima emoção que envolva uma malagueta."
- Silvia King, Analista Sensorial

"Na província de Sichuan, os locais comem malaguetas a quase todas as refeições, que em quiosques de rua ou restaurantes de segmento mais elevado. As malaguetas estão por toda a parte!"
- Chef Billy Mi, China

A gastronomia indiana está, finalmente, a ter a sua projeção global.

Já familiarizadas com as especiarias básicas, as pessoas em todo o mundo estão a aumentar o seu apreço por esta cozinha ricamente temperada, explorando mais sabores em novos contextos, seja em quiosques de rua seja em restaurantes requintados.

Sabores a Explorar

Kashmiri Masala

Mistura de especiarias com origem no Norte da Índia com cominhos, cardamomo, canela, pimenta preta, cravinho e gengibre

Queijo Paneer

Queijo fresco, versátil com um suave sabor

Jalfrezi

Um prato de caril "salteado"

"A gastronomia indiana está a influenciar uma grande variedade de pratos, restaurantes e programas de TV virados para a culinária. No Reino Unido e na África do Sul - locais onde a cozinha casual indiana é tão comum como uma piza - vemos os pratos locais preferidos a assumir um toque mais moderno. Isso pode ser tão simples como adicionar uma mistura de masala ou marinar uma carne de veado. Enquanto isso, as pessoas nos EUA estão a explorar perfis de sabores indianos em pratos mais acessíveis como saladas e sanduíches."
- Chef Steve Love, Reino Unido