Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Press Releases

Tendências de Sabores 2013® McCormick

A Margão, especialista em ervas e especiarias, em parceria com a McCormick & Company, Incorporated, líder global em soluções de sabores, apresentam a nova edição das Tendências de Sabores®.

Desde 2000, esta análise anual revela as derradeiras tendências e as inovações culinárias emergentes que ditarão a forma como cozinhamos em todo o mundo, nos anos vindouros. A decorrer em Portugal desde 2009, a presente edição conta, pela segunda vez, com uma visão além-fronteiras.

A análise foi desenvolvida pela equipa de Chefs da Margão e McCormick, analistas sensoriais, nutricionistas, especialistas em marketing e técnicos alimentares de todo o mundo. Pelo segundo ano, apresenta uma análise à escala global.

“Com as Tendências de Sabores, a Margão e a McCormick lideram o caminho na identificação de novos sabores catalisadores de inovação gastronómica,” refere Pedro Gomes da McCormick Portugal. “A nossa equipa global reúne a expertise de peritos que trabalham em mais de 100 países, capacitando-nos de competências únicas na identificação de tendências emergentes a uma escala global. Toda a nossa actuação reflecte esta paixão por sabor, partilhada com todos os nossos consumidores através das Tendências de Sabores.”

As Tendências de Sabores 2013 revelam cinco tendências que inspiraram dez combinações de sabor e dez soberbas receitas. Todas estas se interligam sob um tema global, onde sabores tradicionais e técnicas inovadoras convergem. Criámos uma fusão de experiências de sabores únicas, e, acima de tudo, mais criativas, diversificadas e pessoais. Adicionalmente, têm potenciado inclusive o desenvolvimento de novos produtos.   

Para apresentar as Tendências e Combinações de Sabores em Portugal, a Margão aliou-se ao Chef Rui Paula. Sofisticado, premiado e conceituado, detém os restaurantes DOC e DOP no Porto. O Chef Rui Paula abraça o projecto através da partilha da sua expertise num workshop culinário, inspirado nas Tendências de Sabores, no espaço Kiss the Cook.

“Primo a utilização de produtos genuínos da tradição culinária portuguesa com recurso a técnicas e concepções modernas. Busco incessantemente novas nuances que valorizem os aromas, sabores e texturas onde procuro despertar os sentidos e estimular o prazer de comer,” salienta o Chef Rui Paula. “Foi neste âmbito que me aliei à McCormick na apresentação Portuguesa das Tendências de Sabores, aliando a minha paixão pela descoberta de novos paladares onde a tradição e a inovação convergem.”

Tendências incentivam a procura por determinados produtos
Análises passadas ajudaram a dar a vida a ingredientes pouco utilizados ou pouco conhecidos. Dados da Mintel1 revelam o crescimento de ingredientes como o Cardamomo (em destaque nas Tendências de Sabores de 2008) ou da combinação da Canela & Avelã (em destaque nas Tendências de Sabores de 2011) muito em voga em sobremesas.

“Acreditamos que a introdução de molhos como o Katsu Japonês associados aos orégãos e Cajeta (molho mexicano de caramelo) em par com a erva doce, se tornem um verdadeiro sucesso nos próximos anos. Estas tendências destacam a forma como estamos cada vez mais a introduzir ingredientes globais nos nossos pratos tradicionais,” reforça Pedro Gomes da McCormick Portugal.

Saúde, Bem-estar e Momentos Caseiros
Outra das tendências presente em edições passadas e que retorna este ano é a “Comer com Gosto”, revelando a nossa apetência pela culinária saudável. O uso de vegetais enquanto prato principal e a procura por um estilo de vida mais saudável retrata uma tendência que cada vez mais se sente em Portugal.
Paralelamente, cada vez mais optamos por cozinhar em casa primando os momentos com familiares e amigos e por trazer a refeição para o local de trabalho, tendências estas que a McCormick havia antecipado com o “Cocooning” nas Tendências de Sabores 2010.

Conheça as cinco tendências que ditarão a culinária global em 2013:

SEM DESCULPAS

Numa rebelião racional contra o estilo de vida “sempre ligado” da vida moderna, os amantes da comida estão a fazer a escolha consciente de pararem e apreciarem o momento. Esta fuga sem remorsos das exigências diárias é uma pausa necessária, uma oportunidade para saborear cada detalhe da experiência alimentar. Mergulhando de cabeça em sabores sumptuosos, reivindicamos o nosso direito aos prazeres que desejamos e à satisfação que merecemos até que, finalmente, tudo pareça em harmonia no mundo.

Sorbet de laranja tostada com rum quente e bolachas condimentadas

CONFECÇÃO ARTESANAL

Numa saborosa manifestação de identidade e orgulho, chefes e cozinheiros estão a divulgar uma abordagem prática à comida, elaborando e aperfeiçoando individualmente receitas e ingredientes exclusivos. É com prazer que partem à descoberta e estão confiantes de que, ao dedicarem um pouco mais do seu tempo e esforço, podem oferecer sabores mais genuínos e apresentar o seu melhor. Comunidades de entusiastas da mesma opinião estão a unir-se em torno desta arte de compartilhar experiências alimentares excitantes e autênticas.

Tarte Tatin de Maçã e Sálvia

COMER COM GOSTO

Estamos a mudar a nossa relação com os alimentos para torná-la mais ponderada, pessoal e a pensar na saúde e bem-estar. Ao escolhermos entre diversos planos alimentares, atingimos um “zen alimentar” por meio de uma abordagem altamente personalizada e flexível, que pode mudar a cada dia ou a cada refeição. Depois de anos de extremismos e de descontrolo relativamente à alimentação, retomamos o domínio através de um estilo de vida mais sustentável - e finalmente, encontramos a harmonia “daquilo que é certo para cada um”.

Salada de Acelga com Vinagrete de Amora preta e cravinho

POTENCIAL OCULTO

Ao revelar as possibilidades ocultas dos ingredientes, os amantes da comida estão a libertar sabores incríveis. Usam de forma artística as partes menos utilizadas, como as folhas e os caules, junto com partes de carne, peixes e mariscos menos familiares, para os transformar em refeições extraordinárias. Métodos criativos de cozinhar, uma paixão pela descoberta e uma mentalidade de “não desperdiçar” são a motivação por detrás deste esforço para captar o sabor autêntico de cada parte do ingrediente.

Mexilhões ao vapor e Alcachofras com Gremolata de Avelã

GLOBAL À MINHA MANEIRA

Os fãs de comida estão a explorar uma nova forma de cozinhar e comer que, em vez de se inspirar na cozinha tradicional internacional, valoriza cada ingrediente pelo seu sabor exclusivo. Embora ainda sejam identificados com culturas particulares, estes ingredientes já não se limitam apenas à sua utilização original. Os cozinheiros estão a incorporar discretamente estes elementos globais na cozinha quotidiana.

Doce e saboroso lombinho de porco refogado

Diariamente, não obstante de onde e do que come, poderá desfrutar dos sabores McCormick. Mais informações em http://www.tendenciasdesabores.com/, http://www.margao.pt e www.mccormickcorporation.com.

- FIM -

Contacto editorial:

Joana Correia
Hill+Knowlton Strategies Portugal
joana.correia@hkstrategies.com
+351 21 413 62 00

Siga a Margão no facebook:

Sobre as Tendências de Sabores®
Desde o ano de 2000, a McCormick tem liderado a identificação de tendências culinárias emergentes com a assinatura Tendências de Sabores, uma deliciosa expressão da nossa paixão por sabor. Esta análise anual ao futuro do sabor é altamente antecipada, actuando como um catalisador para a inovação de sabores em toda a indústria alimentar. As Tendências de Sabores fazem a diferença na forma como as pessoas criam e desfrutam da comida em todo o mundo. Para mais informações consulte: http://www.tendenciasdesabores.com/   

Sobre a Margão
Fundada em 1958, a Margão começou como uma pequena empresa familiar de venda de condimentos e de produtos regionais. Hoje, a marca é reconhecida como a especialista portuguesa em ervas e especiarias. A Margão é uma das marcas da McCormick & Company Inc., líder mundial na comercialização de ervas aromáticas, especiarias e soluções de sabores para o grande público e para a indústria alimentar.
Para mais informações consulte: http://www.margao.pt

Sobre a McCormick
A McCormick & Company, Incorporated é líder mundial em sabor. Com cerca de $3.5 mil milhões em receitas anuais, a empresa fabrica, comercializa e distribui especiarias, misturas, condimentos e outros produtos que apuram os sabores para toda a indústria alimentar – desde retalhistas, fabricantes e serviços alimentares. Todos os dias, não importa o que vai comer, poderá desfrutar de comida temperada pela McCormick. McCormick Dá Paixão ao Sabor™. Para mais informações consulte: http://www.mccormickcorporation.com.