Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form
  Partilhar:

Salada Niçoise com Atum sob crosta de Chia, Citrinos e Piripiri

Salada Niçoise com Atum sob crosta de Chia, Citrinos e Piripiri Recipe
6 pessoas Média Prep 30 minutos Conf 50 minutos
Sem classificação (Registe-se para votar)

Esta versão renovada da clássica salada niçoise apresenta um ovo escalfado e um bife de atum ligeiramente frito, sob uma espessa crosta de sementes de chia, lima, piripiri e alho. Acompanhe com batatinhas novas, feijão-verde e azeitonas e regue com uma vinagreta à base de chia e mostarda de Dijon de modo a criar uma salada que se torna uma refeição por si só.

Ingredientes

Preparação

Para a vinagreta, coloque o azeite, o vinagre, a mostarda e o sal no copo da misturadora e tape. Triture a alta velocidade até obter um resultado homogéneo. Verta numa tigela. Adicione as sementes de chia. Tape e leve ao frigorífico até ao momento da utilização.

Para o atum, tempere os bifes de atum com sal e pimenta preta. Cubra-os de seguida com a mistura de chia, fazendo pressão para que a mistura adira bem ao atum. Aqueça o óleo numa frigideira grande, a temperatura média-alta. Adicione o atum e frite durante 2 a 3 minutos dos dois lados. Transfira o atum para uma travessa e reserve para arrefecer ligeiramente. Tape e leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Para a salada, coza as batatas numa panela grande com água e sal durante 15 a 20 minutos ou até ficarem moles. Escorra-as e reserve-as. Entretanto, coza o feijão-verde numa panela grande com água e sal durante três a cinco minutos ou até ficar al dente. Escorra, passe por água fria e volte a escorrer bem. Corte as batatas ao meio ou em quartos, dependendo do tamanho. Coloque-as numa tigela grande com o feijão-verde. Adicione metade da vinagreta e envolva bem. Tempere com sal a gosto e reserve.

Para os ovos escalfados, encha um tacho com cinco centímetros de água. Adicione uma colher de sopa de vinagre e deixe levantar fervura. Reduza para lume médio. Parta um dos ovos num pratinho e faça-o deslizar cuidadosamente para a água a ferver (as bolhas deverão começar a ver-se à superfície da água). Repita com o resto dos ovos. Escalfe cada um dos ovos durante 3 a 5 minutos ou até que as claras estejam totalmente sólidas e as gemas comecem a engrossar. Retire os ovos cuidadosamente com uma escumadeira e escorra-os sobre papel de cozinha.

Para servir, divida a mistura de batata, o tomate, o pepino e as azeitonas por seis pratos. Sobre cada um deles, coloque um bife de atum e um ovo escalfado. Regue o atum com o resto da vinagreta. Espalhe mais um pouco da mistura de chia sobre o ovo.

Para fazer esta receita necessita