Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form
  Partilhar:

Pá de Porco no Forno

Pá de Porco no Forno Recipe
6 pessoas Prep 15 min Conf 5 horas
Sem classificação (Registe-se para votar)

A pá de porco é um corte extremamente versátil da carne de porco, contendo alguma gordura, o que lhe confere um sabor extraordinário quando é cozinhada em lume brando.

Ingredientes

Preparação

Passo 1Pré-aqueça o forno a 220 °C, marca de gás 7.

Passo 2Usando uma faca afiada, faça alguns cortes na superfície da carne de porco. Tempere generosamente com sal, esfregando bem nas zonas dos cortes.

Passo 3Coloque a carne numa travessa grande e leve ao forno durante 30 minutos ou até que a pele comece a inchar e a parecer estaladiça.

Passo 4Retire do forno e cubra com folha de alumínio. Reduza a temperatura do forno para 170 °C, marca de gás 3. Volte a colocar a carne no forno e deixe-a a assar durante 3 horas.

Passo 5Retire do forno e elimine a maior parte da gordura. Coloque os quartos de cebola, as cenouras, os dentes de alho e as folhas de louro por baixo da carne e cubra com os líquidos libertados durante a cozedura da carne. Suba a temperatura do forno para 200 °C, marca de gás 6, volte a colocar a carne e os legumes no forno e deixe a assar, sem tapar, mais uma hora. Por esta altura, a carne deverá apresentar uma fantástica crosta por fora, permanecendo macia e tenra por dentro.

Passo 6Para preparar o molho, retire a carne da travessa e deixe-a descansar, reservando os legumes. Aqueça a travessa no bico do fogão e desfaça os líquidos libertados durante a cozedura da carne com o vinho e o caldo, deixando apurar este molho mais alguns minutos. Triture os legumes num passe-vite até se transformarem em puré e, de seguida, adicione-os ao molho para o tornar mais espesso, juntamente com o tomilho, a salva e os alperces. Sirva a carne com este molho. Delicioso com batatas e legumes assados.

Para fazer esta receita necessita