Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form
  Partilhar:

Maçã Caramelizada com Canela

Maçã Caramelizada com Canela Recipe
8 Média Prep 0 Conf 10
Sem classificação (Registe-se para votar)

Ingredientes

  • 8 maçãs reineta
  • 400g de açúcar amarelo
  • 100ml água
  • 4 colher(s) de sopa de melaço de cana (do tipo Golden Syrup)
  • 1 colher(s) de chá Canela Moída
  • 1 colher(s) de chá de vinagre de vinho branco

Preparação

Passo 1Coloque as maçãs numa tigela grande e cubra-as com água a ferver. Isto irá eliminar a cobertura cerosa e ajudar o caramelo a aderir à superfície. Seque-as cuidadosamente e retire os pés, se for o caso. Espete um palito de madeira ou um pauzinho de chupa-chupa no lugar do pé de cada maçã.

Passo 2Coloque uma folha de papel vegetal sobre uma rede de arrefecer bolos e mantenha-os perto do fogão. Coloque o açúcar num tacho juntamente com a água e mantenha em lume médio. Deixe ao lume durante 5 minutos, até o açúcar se dissolver, e, de seguida, adicione o melaço, a canela e o vinagre de vinho branco. Coloque um termómetro de açúcar no tacho e espere até alcançar uma temperatura de 140 °C. Se não tiver um termómetro deste tipo, pode verificar o ponto do açúcar vertendo um pouco numa tigelinha com água fria. Deverá endurecer imediatamente e, ao retirá-lo da água, estar estaladiço e fácil de partir. Se isso não acontecer, mantenha-o no lume.

Passo 3De forma rápida e com cuidado, mergulhe e role cada maçã no caramelo quente até ficar bem coberta. Escorra o excesso e, de seguida, coloque as maçãs sobre o papel vegetal, para endurecerem. Poderá ter de aquecer um pouco o caramelo se a temperatura baixar e o caramelo começar a parecer menos líquido. Deixe o caramelo arrefecer antes de comer. Esta receita de maçãs caramelizadas pode ser preparada com 2 dias de antecedência, no máximo, e armazenada num local seco.

Para fazer esta receita necessita