Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form
'>
  Partilhar:

Shakshuka Mediterrânica de Vegetais

Shakshuka Mediterrânica de Vegetais Recipe
Fácil
Sem classificação (Registe-se para votar)

Esta receita sugere gemas de ovos cozidas num molho de tomate e legumes, aromatizado com uma mistura de especiarias típica do Médio Oriente, à base de pimentão doce, cominhos, pimenta preta, pimenta cayenne, açafrão e alcaravia. Arranje uma colher grande, um pedaço de pão (para aproveitar todo o sabor deste molho) e atire-se a esta refeição rústica e aconchegante.

Ingredientes

Dicas Margão

A Mistura de Especiarias Shakshuka é uma combinação saborosa de cominhos, pimentão doce, pimenta preta, alcaravia, alho, açafrão, canela e pimenta rosa. É um tempero característico do Norte de África e do Médio Oriente, ganhando atualmente popularidade por todo o mundo.

Guarde o que sobrar de Mistura de Especiarias Shakshuka num frasco hermético, num local fresco e seco.

Use o que sobra de Mistura de Especiarias Shakshuka para preparar uma shakshuka clássica ou dê-lhe o seu toque pessoal.

 

Preparação

Para a Mistura de Especiarias Shakshuka, misture todos os ingredientes numa tigela, até estarem bem envolvidos. Reserve.

Para a Shakshuka Mediterrânica de Vegetais, aqueça o azeite numa frigideira grande de ferro, em lume médio. Adicione a cebola e cozinhe mexendo, até que os legumes se tornem translúcidos, durante cerca de 5 minutos. Adicione o alho e continue a cozinhar e a mexer mais um minuto. Adicione a beringela e a curgete e continue a cozinhar e a mexer mais 10 a 15 minutos ou até que os legumes estejam tenros.

Reduza para lume médio-baixo. Adicione 1 colher de sopa da Mistura de Especiarias Shakshuka, o sal, o aneto e o funcho moído e envolva bem os legumes. Suba para lume médio, adicione o tomate, coza e mexa sem parar durante 3 a 5 minutos ou até que o molho tenha engrossado ligeiramente.

Reduza para lume brando e crie 6 espaços no molho, usando a parte de trás da colher. Parta os ovos para dentro de cada um dos espaços e tape. Cozinhe-os durante 10 a 15 minutos (10 minutos para umas gemas mais líquidas ou 15 minutos se as preferir mais firmes). Se desejar, coloque-as sob o grill do forno e polvilhe com salsa.