Tendencias de Sabores 2017

Comece o dia com sabores do mundo

Já não há desculpas para tomar sempre o mesmo pequeno-almoço. Pense «fora da caixa» e experimente uma taça cheia de novos ingredientes e sabores surpreendentes que lhe darão energia para o dia inteiro. Desde as fantásticas variedades de cereais ancestrais e arroz, à fritada com molho picante inspirada no Médio Oriente, estes sabores do mundo farão com que tenha vontade de saltar da cama pela manhã.

Congee

Congee – a nova papa

Explore a variante doce da congee. Embora, tradicionalmente, seja servida salgada, a papa de arroz cremosa do Extremo Oriente foi sujeita a uma atualização com variedades de arroz exóticas, especiarias quentes e sumos de fruta. Coloque por cima pedaços de manga, coco, umas gotas de vinagre balsâmico ou outros ingredientes

Sorghum

Sorgo – cereais com leite «amadurecidos»

Descubra o potencial do «novo cereal». Este cereal ancestral integral e sem glúten, de origem africana, tem um ligeiro sabor a noz e uma textura densa. Combine-o com leites vegetais e com o aroma da canela ou do gengibre.

Skhug

Fritada com molho skhug

Tome um pequeno-almoço quente e reconfortante, rico em especiarias do Médio Oriente e ingredientes como carne picada, grão-de-bico, vegetais assados e uma quantidade generosa de molho skhug picante. Molho Skhug, também conhecido como schug ou zhug, contém cominhos, cardamomo, coentros, pimenta thai, alho, salsa, azeite e sumo de limão.

PARTILHAR TENDÊNCIA

Plancha: assar como no barbecue

Crie uma crosta crocante, com um sabor intenso e fumado ao grelhar na plancha, uma chapa de ferro fundido que proporciona bastante calor. Utilize molhos fortes para barrar ou cobrir os alimentos. Não admira que a plancha seja um modo de vida em Espanha, na região basca da França e no México.

Espelette

Molho para barrar com pimenta de Espelette

A pimenta de Espelette, típica da região basca da França, tem um sabor marcadamente fumado e doce, sendo moderadamente picante. É perfeita como principal ingrediente de um molho fresco para barrar e realçar o sabor da carne, peixe e frutos do mar.

3 Sauce

Molhos fortes

Mojo Verde: molho verde espanhol picante, com cominhos, coentros em folha, salsa e pimenta verde.

Adobo Negro: molho mexicano híbrido que combina o picante do molho adobo com o sabor rico do mole negro – feito com cerveja preta, sésamo negro e malagueta.

Molho Romesco: molho espanhol ligeiramente picante e com um toque de noz, feito com pimenta vermelha assada, paprika fumada e amêndoas.

Sherry

Xerez e vinagre

Utilizados para cobrir ou borrifar, estes ingredientes espanhóis acrescentam um toque especial aos alimentos grelhados.

Pão Torrado à la Plancha

Ouse experimentar técnicas culinárias globais, como grelhar à la plancha. Esta chapa de ferro fundido, espesso e plano, cria um exterior estaladiço para um pão caseiro. O pão à base de batata, farinha e queijo é suave e macio por dentro. Use-o em molhos ricos e coloridos, como um Mojo Verde ou um Molho Romesco, ou então sirva-o da maneira tradicional: barrado com um pouco de manteiga.

PARTILHAR TENDÊNCIA

Gema de ovo: sol no prato

As gemas de ovo já não se limitam ao pequeno-almoço. De uma forma surpreendente, estas joias douradas conferem riqueza e prazer a uma ampla variedade de receitas para almoços e jantares. Acompanhando os diferentes sabores e estilos de cada prato, as gemas de ovo acrescentam cor, proteína e um sabor extraordinário.

Shakshuka

Shakshuka

Ovos escalfados num molho de tomate temperado com especiarias aromáticas do Médio Oriente. Para um jantar rústico, basta acrescentar pão para molhar.

Crispy Rice

Caldo com ovo

Um ovo frito ou escalfado em cima de ingredientes cheios de sabor, combinados com um caldo substancial – Caldo de Kimchi com Arroz Crocante, Caldo de Funcho e Tomate com Noodles de Curgete, e Caldo de Atum com Udon.

Egg Curls

Gemas curadas

Deixadas a curar durante alguns dias em pacotinhos com sal e especiarias, estas gemas são um tesouro escondido do sabor umami. A firmeza que adquirem permite ralá-las como queijo sobre massas, saladas e muito mais.

Salada Indonesia Gado Gado com Gemas Curadas em Molho de Soja e Gengibre e Tosta de Camarao

Tradicionalmente, o Gado Gado é servido como uma bela combinação de legumes, ovo cozido, tosta de camarão estaladiça e molho de amendoim. Esta receita ganha um toque inovador com a inclusão de uma nova tendência culinária: umas gemas curadas, com um intenso sabor a umami. Dispostas por cima de cada prato, sobre uma combinação de legumes variados e molho picante de amendoim, estas deliciosas gemas adicionam textura líquida à frescura desta receita. Uma tosta dourada e estaladiça de camarão acrescenta um toque decorativo final.

PARTILHAR TENDÊNCIA

Cozinha mediterrânica moderna

Descubra a cozinha mediterrânica moderna do século XXI. A fusão de ingredientes da cozinha do leste do Mediterrâneo com os clássicos da Europa Ocidental permite criar pratos caseiros com um toque de modernidade.

Crostata de Pêra e BérberisCrostata de Pêra e Bérberis

Crostata de Pêra e Bérberis

O bérberis, um fruto agridoce e seco usado na culinária persa, está a ganhar a atenção mundial. Esta receita usa as semelhanças entre o fruto do bérberis e o arando para criar uma crostata de forma livre, à base de pêra. Aromatizada com canela e açúcar e polvilhada com amêndoa moída, tem uma apresentação irrepreensível. É rústica, fácil e absolutamente deliciosa.

Barberries

Bérberis

Este é um ingrediente ácido da cozinha persa bastante apreciado. A passa deste pequeno fruto vermelho pode ser usada para dar vida tanto a pratos doces como salgados.

Cavatelli Manti

Tudo começa com massa

A massa está na base da criação de novas tradições culinárias. A sopa persa ash-e reshteh funde-se com a minestrone italiana, o espadarte curado com sal do leste do Mediterrâneo une-se à Spätzle alemã, e o manti turco à bolognese italiana.

Baharat

Baharat

Cada região dá o seu próprio cunho à Baharat, uma aromática mistura de especiarias típica da cozinha do Mediterrâneo Oriental. Contém, tipicamente, cominhos, cardamomo, cravinho, coentros em grão, noz-moscada e paprika.

PARTILHAR TENDÊNCIA

Doce apimentado

O forte efeito de picar na língua provocado pela pimenta é atenuado por ingredientes naturalmente doces, como xaropes e frutos exóticos. Após tantos anos a passar despercebida, a pimenta está finalmente na ribalta. A sensação de ardor imediato e duradouro que causa proporciona a nova onda de sabor picante.

Syrup

Pimenta e xarope de tâmara

A nota a cedro da pimenta é complementada pelo sabor doce a caramelo do xarope de tâmara. Combina igualmente bem com outros adoçantes naturais: xarope de arroz integral, xarope de sorgo, xarope de malte de cevada, xarope de batata yacon, néctar de coco e piloncillo.

Dragon Fruit

Pimenta e pitaya

Frutos tropicais e exóticos, como a pitaya, o mangostão, a manga verde e a jaca acentuam as notas cítricas da pimenta, criando uma combinação de doce com picante simplesmente perfeita.

Tacos Vegetarianos de Jaca

Delicie-se com uns tacos vegetarianos, preparados com jaca de lata. Este fruto tropical de grandes dimensões faz lembrar a carne em textura, mas com um sabor doce e intenso. Nesta receita, assume um toque fumado e picante de taco. Pode grelhá-lo, desfazê-lo em pedaços e amontoá-lo em cima de uma série de tortillas, terminando com cebola, coentros, natas azedas e o picante de um Xarope de Sidra com Pimenta Branca.

PARTILHAR TENDÊNCIA