Origem

PIMENTA BRANCA

Origem

PIMENTA BRANCA

PIMENTA BRANCA

Sabia?

A pimenta é conhecida como o "Rei das especiarias', sendo a especiaria mais utilizada no Ocidente. O comércio de pimenta e outras especiarias foi a principal causa de guerras medievais e a principal razão para a exploração do mundo. Na idade média, os grãos de pimenta eram usados como moeda. Os grãos de pimenta pretos são as bagas verdes não maduras que se tornam pretas e enrugadas quando secas ao sol. Para a produção de pimenta branca, a pele exterior da baga amadurecida é removida e o núcleo duro é, depois, seco ao sol. A pimenta verde são as bagas verdes colhidas e secas artificialmente para manter a sua cor. (A pimenta-de-rosa são as bagas de um arbusto tropical). Os grãos de pimenta preta de boaqualidadeduram muitos anos. O seu sabor pungente quente é libertado na moagem e é reforçado pelo calor. No entanto, depois de moída, os seus óleos voláteis evaporam rapidamente, por isso, adicione pimenta moída fresca na mesa ou no final da confeção do prato. O grão de pimenta verde é a especiaria mais nova do mundo, apenas introduzida em 1971. São mais leves do que a pimenta preta ou branca. A pimenta estimula os sucos digestivos, aumenta o apetite e ajuda a digestão.

Qualidade

Os grãos de pimenta preta devem ser grandes, de dimensões uniformes e de tonalidade castanha escura e intensa. Devem ser rijos e não conter talos nem poeiras.

Uso

Para acrescentar um sabor picante e ardência, polvilhe pimenta preta moída em todos os pratos salgados, no final ou à mesa. Use em molhos ou pratos de ovos e queijo. Realce o sabor de morangos com uma pitada de pimenta preta moída e um pouco de vinagre balsâmico. Frite levemente uma variedade de cogumelos em azeite e manteiga, e use para rechear pão ciabatta de azeite tostado e tempere bem com pimenta preta moída.

Informação nutricional

Valor energético por 100g: 529 kcal

Proteína por 100 g: 13 g

Hidratos de carbono por 100 g: 68,7 g

Lípidos por 100 g: 22,5 g