Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços e a melhorar este website, identificando as formas como este website é utilizado. Ao utilizar os nossos serviços ou continuando a navegar neste website, está a concordar com a utilização que fazemos dos cookies. OK Saber mais.

Search form

Pimentão de La Vera

pimentao-title

A pensar em si, trazemos o Pimentão de La Vera. Este pimentão tem um sabor e aroma fumados, intensos e penetrantes devido ao processo de secagem de fumo a que se submetem os pimentos. Quando à sua tonalidade, é vermelha intensa, com um brilho relativo. Possui em elevado poder corante, superior nas variedades do grupo das Ocales em relação à variedade Bola. O seu sabor, aroma e cor são altamente estáveis ao longo do tempo, principalmente devido ao lento e suave processo de desidratação utilizado.

pimentao-historia

O cultivo é introduzido em La Vera no século XVI pelos monges jerónimos do Mosteiro de Yuste. Tradição e saber deram as mãos para embalar, na calma infinita do mosteiro, o mais precioso tesouro que os monges poderiam oferecer aos sentidos.

Zelosamente conservado o segredo por detrás das pedras do claustro, o seu modo de preparação começou aos poucos a ser conhecido, até acabar por ser aplicado de forma espontânea por famílias de grande tradição agrícola.

Em La Vera, o pimento para pimentão goza de um microclima privilegiado para o seu desenvolvimento natural.

Os pimentos cultivados são da espécie Capsicum annum e das subespécies cerasiforme e longum, que dão origem a três tipos de pimentão: doce, agridoce e picante.

pimentao-geografica

A zona de produção dos pimentos para a elaboração de pimentão protegido pela Denominação de Origem Protegida «Pimentón de la Vera» é constituída pelos municípios das comarcas naturais de La Vera, Campo Arañuelo, Valle del Ambroz e Valle del Alagón, no Norte da província de Cáceres.

La Vera é a região perfeita para o cultivo do pimentão devido às altas temperaturas e chuvas de inverno.

Veja aqui para mais inspiração.