Origem

ALECRIM

Origem

ALECRIM

ALECRIM

Sabia?

O nome latino 'Ros Maris' significa 'Orvalho do Mar', já que a planta cresce bem à beira-mar. Diz a lenda que a Virgem Maria, fugindo de soldados de Herodes, pendurou a sua capa num arbusto de alecrim uma noite. Pela manhã as flores brancas tinham-se tornado azuis sob a sua capa. A partir de então, a erva tornou-se conhecida como "Rosa de Maria". Na Grécia antiga, acreditava-se que o alecrim fortificava o cérebro e refrescava a memória. Os estudantes usavam nos seus cabelos durante os exames para melhorar a memória. Associado à lembrança, o alecrim era usado em casamentos e funerais. Acredita-se que o Alecrim cresce bem num jardim de uma casa feliz. Para um banho refrescante adicione um punhado de alecrim, amarrado em musselina, à água. Diz-se que uma infusão de alecrim acalma os nervos. O alecrim é um antisséptico e funciona bem como um refrescante de hálito.

Qualidade

O alecrim mantém melhor o seu sabor como "agulhas" inteiras, mas como estas podem ser difíceis de mastigar, o alecrim Schwartz é picado finamente por comodidade. O cinaol é o principal óleo volátil que proporciona o sabor.

Uso

Polvilhe em carneiro ou carne de porco antes de assar. Polvilhe sobre batata e cenoura branca antes de assar. Faça um molho rico com vinho tinto, laranja e alecrim para pratos de cordeiro ou pato. Polvilhe alecrim sobre o carvão de churrasco para conferir ao prato um aromático sabor fumado. Alecrim faz marinadas frescas e saborosas para carnes e peixe oleoso em conjunto com o azeite, alho e sumo de limão.

Informação nutricional

Valor energético por 100g: 242 kcal

Proteína por 100 g: 4,9 g

Hidratos de carbono por 100 g: 21 g

Lípidos por 100 g: 15 g

Açúcar por 100 g: 0,01 g

Ácidos gordos saturados por 100 g: 7,4 g

Fibra por 100 g: 43 g

Sódio por 100 g: 0,05 g