Ketchup de Banana
Molhos

Ketchup de Banana

O ketchup de banana é um condimento popular nas Filipinas, preparado à base de banana esmagada, açúcar, vinagre e especiarias. Pode acompanhar arroz e massa fritos, ovos, cachorros, hambúrgueres, batatas fritas, peixe, carne de porco e frango.
  • 10

    Ingredientes

Ingredientes

Preparação

  • Aqueça o óleo numa frigideira média, em lume médio. Adicione a cebola e o jalapeño e frite durante cinco minutos ou até os ingredientes terem amolecido, mexendo de vez em quando. Adicione o alho, o açafrão e a pimenta da jamaica e mantenha mais 30 segundos no lume ou até as especiarias libertarem os seus aromas.

  • Adicione as bananas, o vinagre, o açúcar e o sal. Deixe levantar fervura em lume médio. Reduza para lume brando e tape. Mantenha mais 15 minutos ao lume, mexendo de vez em quando. Retire do lume e reserve durante 10 minutos.

  • Disponha a mistura num robô de cozinha e triture a alta velocidade durante um minuto ou até obter um resultado homogéneo. Verta lentamente a água no robô até que a consistência do ketchup de banana seja semelhante à do ketchup tradicional.