Ingredientes
Para preparar o xarope, coloque o xarope de arroz, o vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de pimenta preta num tachinho e deixe levantar fervura, batendo de vez em quando. Reduza para lume brando e coza durante 15 minutos, antes de adicionar o sumo de limão. Retire do lume e deixe em infusão durante 1 hora. Passado este tempo, coe a redução de xarope de pimenta preta por um passador fino, para uma tigelinha. Tape e leve ao frigorífico até estar pronto a servir.
Entretanto, numa tigela média, bata as natas com 2 colheres de sopa do açúcar e ½ colher de chá de pimenta preta, até formar castelo. Tape e leve ao frigorífico até estar pronto a servir.
Envolva os morangos com mais 3 colheres de sopa de açúcar, numa tigela pequena. Deixe descansar à temperatura ambiente durante 10 a 15 minutos ou até que o açúcar se dissolva e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C, marca de gás 4. Disponha a massa para crepes, sobrepondo três folhas. De seguida, corte-as ao meio de modo a criar 2 retângulos e corte cada retângulo ao meio, na diagonal, preparando 4 triângulos. Repita com o resto da massa de modo a ficar ao todo com 12 triângulos. Junte o resto do açúcar e as 2 colheres de chá de pimenta preta numa tigelinha e misture. Pincele os triângulos com a manteiga derretida, dos dois lados. Polvilhe cada triângulo com a mistura de pimenta preta e açúcar. Coloque os triângulos num tabuleiro e leve ao forno durante 8 a 9 minutos ou até estarem dourados e a mistura de pimenta e açúcar caramelizada. Deixe arrefecer sobre uma rede própria.
Para montar a sobremesa, coloque 1 colher de sopa de natas batidas com pimenta preta sobre o lado mais comprido de cada triângulo. Cubra com morangos e pitaya e regue com o xarope de pimenta preta.