Origem

CANELA

Origem

CANELA

CANELA

Contida dentro do pau de canela despretensioso está uma especiaria amadeirada e quente, apenas à espera para ser libertada nos sentidos. A canela não só é famosa por ser aromática e intensa, como é também uma das especiarias mais antigas do mundo, registada pela primeira vez no antigo Egito. Disponível tanto em pó como em pau, esta especiaria traz um toque quente a pratos doces e salgados, por isso é especialmente indicada para o inverno. Para muitos, a canela é uma especiaria de Natal clássica, por isso é usada em abundância durante a temporada festiva em tudo, desde o vinho quente até ao biscoito de gengibre.

Perfil do aroma

De origem sustentável, proveniente da região central de Sumatra, na Indonésia, pode demorar até 20 anos a desenvolver os óleos altamente voláteis que conferem à nossa canela um sabor quente, doce e ligeiramente picante. A casca é especialmente recolhida do fundo da árvore, onde o sabor é mais intenso e depois cortada, limpa e envelhecida no local antes de ser cuidadosamente embalada.

Os paus de canela inteiros têm apenas um suave aroma quando são recolhidos pela primeira vez, mas depois de partidos ou molhados, exalam o seu aroma mais intenso e inconfundível. Um sabor doce e amadeirado, a canela tem uma suave nota cítrica, e o seu sabor picante é muitas vezes comparado ao poderoso cravo-da-índia. Além da textura, não há diferença de sabor entre a canela moída e o pau de canela, o que difere é a forma como é usada. Os paus são usados da mesma forma que as folhas de louro, e não devem ser comidos. O pó, por outro lado, é usado em misturas.

Mais bem usada em…

Os paus de canela não são apenas usados em vinho quente - podem ser usados para realçar uma grande variedade de pratos. Experimente adicioná-los ao arroz cozido a vapor durante a cozedura para obter um prato deliciosamente confortante, ou adicione ao café ou chocolate para conferir um toque quente. Polvilhe canela em pó sobre tartes de maçã, bolos e biscoitos para obter um impacto agradável. Para um delicioso pequeno-almoço, adicione uma pitada sobre uma torrada quente com manteiga ou papa. Talvez surpreendentemente, a canela em pó também combina muito bem com receitas salgadas - experimente adicioná-la a um estufado de carne de vaga ou cordeiro para conferir uma maior profundidade de sabor.

Benefícios para a saúde da canela

Um chá feito com mel e canela pode beneficiar o sistema imunológico, e é tradicionalmente usado para combater também os sintomas de gripes e constipações. Alguns acreditam que a canela ajuda à digestão, enquanto outros sugerem que também pode ajudar a reduzir a circulação. O nosso instituto de ciências tem como objetivo explorar essas teorias com uma série de ensaios clínicos, testando o seu efeito na diabetes e as suas propriedades antioxidantes. Consulte o artigo com as conclusões aqui.

História

O primeiro registo de uso de canela foi no antigo Egito, mas também é mencionada no Antigo Testamento como um ingrediente do óleo de unção sagrado. Tem sido utilizada em todo o mundo como um alimento e como um perfume, e o seu aroma revelou-se particularmente popular entre os romanos. Contudo, na Idade Média a oferta não conseguiu acompanhar a procura e o seu valor subiu para níveis elevados. Para alimentar as massas, os exploradores europeus partiram para o Novo Mundo para encontrar canela, mas só quando os comerciantes portugueses chegaram a Sri Lanka, no início do século XVI, foi encontrada uma fonte grande o suficiente.

Sabia?

- O Aldeído Cinâmico é o principal óleo da canela, e é responsável por dar-lhe esse travo picante distinto

- O pau de canela deve ter uma tonalidade suave acastanhada

- Quanto mais clara for a casca, maior é a qualidade de canela