Origem

AÇAFRÃO-DA-ÍNDIA

Origem

AÇAFRÃO-DA-ÍNDIA

AÇAFRÃO-DA-ÍNDIA

Com uma tonalidade amarela clara e inconfundível, o açafrão-da-índia não é apenas conhecido pelos seus diversos usos na culinária - o pigmento amarelo sol característico tem sido utilizado durante séculos para colorir alimentos como a mostarda amarela e até mesmo para tingir tecidos. Hoje em dia, é mais do que provável que este primo vívido do gengibre seja encontrado no seu caril favorito, ou adicionado a omeletes e pratos de carne para conferir profundidade.

Parte dessa atração de especiaria tropical é o seu componente principal, a curcumina, que lhe dá muitas das suas propriedades únicas, incluindo a sua cor amarela clara.

Perfil do aroma

Embora agradavelmente picante e repleto de sabor, convém que o açafrão-da-índia seja usado com moderação, pois uma só pitada pode conferir um grande impacto. Amplamente utilizado em pratos de caril, a especiaria tem um sabor ligeiramente aromático e ligeiramente acentuado, com notas de terra. Complementa especialmente os pratos de aves e frutos do mar, dando-lhes uma cor quente, realçando o sabor natural da carne.

Garantimos a conservação do melhor sabor, a cor mais radiante e a qualidade mais fiável do nosso açafrão-da-índia, controlando cada passo do processo. Ao crescer nas melhores condições de solo e clima, ao triturar raízes de açafrão-da-índia inteiras e usar embalagens seladas em alumínio para conservar a sua frescura, podemos garantir que nenhum outro açafrão-da-índia é melhor do que o nosso.

Mais bem usado em…

O açafrão-da-índia é especialmente adequando em caril, sopas e molhos. Também combina muito bem com uma variedade de pratos à base de lentilhas, arroz e vegetais. Pode acrescentar um toque deliciosamente vibrante ao seu latte, tornar o arroz num vibrante pilau dourado, ou ser misturado com manteiga para regar vegetais, proporcionando um aroma saboroso.

Para acrescentar uma maior profundidade aos pratos, adicione ao esparguete à bolonhesa, guisados e refogados para adquirir um sabor robusto. Ou transforme bebidas com uma pitada de açafrão-da-índia no seu café com leite, batido ou leite para obter um sabor mais realçado.

História

Tendo sido o primeiro registo do seu uso na história em 600 A.C, o açafrão-da-índia é uma das especiarias mais antigas do mundo. Embora amplamente utilizado no Extremo Oriente durante séculos, a especiaria era relativamente inédita no mundo ocidental até ao século XIII, até ao descobridor Marco Polo ter observado as suas semelhanças com o açafrão mais caro.

Sabia?

- No Bangladesh, na Índia e na Indonésia, a tinta de açafrão-da-índia normalmente constitui uma parte tradicional do ritual do casamento. O açafrão-da-índia é usado para colorir os braços da noiva e do noivo e dar um rubor dourado às bochechas.

- A Índia é o principal produtor mundial de açafrão-da-índia

- O açafrão-da-índia é também usado em pratos britânicos - principalmente em frangos de coroação

- O açafrão-da-índia faz parte da família do gengibre

- Além de tingir tecidos e alimentos, o açafrão-da-índia também é usado em cosméticos como corante natural.