Origem

SALSA

Origem

SALSA

SALSA

Embora muitas vezes negligenciada pela sua utilização como simples decoração, a salsa oferece muito mais do que se pensa. Com uma tonalidade verde-clara vibrante e deliciosa, esta erva aromática humilde acrescenta equilíbrio a quase todos os pratos salgados, por isso é muitas vezes considerada um alimento essencial na despensa. Existem duas variedades diferentes de salsa disponíveis hoje: folha lisa e crespa, e a última é tradicionalmente usada para decorar pratos. No entanto, a salsa de folha lisa mantém um sabor mais robusto do talo até à ponta, e é por isso que a escolhemos para os nossos produtos.

Perfil do aroma

A salsa tem um sabor límpido e apimentado com um toque de notas de terra, tornando-se bastante versátil na cozinha. Em cada folha corre um óleo aromático natural, que é responsável pelo seu sabor inconfundível.

Para preservar este óleo, a cor e o sabor frescos que confere à nossa salsa, escolhemos as melhores folhas, depois, secamo-las delicadamente no mesmo dia, usando um processo de secagem especial. O perfil de sabor bem equilibrado da salsa, na verdade, estimula todos os recetores do paladar da sua língua - do doce ao salgado, complementando uma abundância de receitas de salgados, realçando o sabor e equilibrando o prato.

Mais bem usada em…

A grande qualidade da salsa é a sua forte afinidade com outras ervas e especiarias, nomeadamente flocos de malagueta, endro e - surpreendentemente - erva-príncipe. Numa combinação clássica, a salsa combina particularmente bem com os peixes. Experimente acrescentar algumas folhas sobre o salmão no final da confeção e regar com um pouco de sumo de limão para terminar. A salsa também é uma excelente adição ao cuscuz, saladas ou omeletes, e combina particularmente bem com a hortelã. Para uma deliciosa opção vegetariana, misture pão ralado, queijo ralado e alho, use a mistura para rechear cogumelos, regue com azeite e asse até ficarem dourados. Faça um molho fácil e saboroso misturando com manteiga e sumo de limão e regue legumes cozidos ou batatas novas.

História

O primeiro registo de uso de salsa nos alimentos foi feito pelos antigos romanos, que o consumiram da mesma maneira que nós agora comemos alface. Foi amplamente utilizada como guarnição desde o século XVIII, graças a uma crença de que poderia refrescar o hálito e neutralizar sabores fortes. Essa é a razão pela qual atualmente a salsa é muitas vezes combinada com peixe e alho.

Sabia?

- A salsa deve possuir uma boa cor verde fresca e um aroma suave.

- A palavra salsa ou petroselinum crispum é proveniente de duas palavras gregas: “petrose" que significa "rocha" (pois é comum crescer entre as pedras) e “selenium”, que se traduz livremente por “aipo”.

- Os romanos acreditavam que usar salsa em torno dos seus pescoços poderia evitar a embriaguez