Origem

PIMENTA PRETA

Origem

PIMENTA PRETA

PIMENTA PRETA

Pode estar habituado a usar este tempero impetuoso exclusivamente com sal marinho, mas a pimenta preta pode fazer a diferença em todos os tipos de receitas - acrescentando um toque intenso a quase todos os pratos salgados. Aclamada como o "Rei das Especiarias" há séculos pelos comerciantes indianos, o seu título foi bem merecido - hoje a pimenta preta é a especiaria mais utilizada no mundo, sendo particularmente popular no Ocidente.

A especiaria, tal como a conhecemos, deriva das bagas do arbusto tropical Piperácea, que ficam pretas quando secas e, como todas as frutas, o seu cultivo equivale a sabor. Para obter o melhor sabor, vamos buscar os nossos grãos de pimenta a produtores especializados em todo o mundo.

Perfil do aroma

A pimenta preta é uma pequena baga colhida conforme amadurece passando de verde a vermelho: o seu centro é uma semente que contém mais piperina que confere à pimenta o seu aroma quente e picante, enquanto a casca preta é a polpa do fruto e confere o caráter aromático, frutado e floral.

Para libertar completamente o seu sabor, é mais indicado utilizar um moinho de pimenta, pilão ou almofariz, mas saiba que, uma vez esmagada, os seus óleos picantes e voláteis escondidos dentro de cada grão logo evaporam. Certifique-se que a adiciona ao final de cada prato, ou à mesa - o que pode acrescentar uma certa elegância ao servir. Um acompanhamento natural para o bife em particular, o seu sabor natural é reforçado pela sua ardência, e o seu aroma distinto e amadeirado é instantaneamente identificável por muitos.

A pimenta moída mais barata inclui caules e cabeças (frutas não formadas) sem sabor para acrescentar volume, mas as nossas parcerias de longo prazo com milhares de produtores em todo o mundo garantem que possamos sempre fornecer a melhor qualidade existente.

Tal como as uvas de vinho ou grãos de café, a variedade, a proveniência e o terroir da pimenta dão origem a uma grande variedade de sabores e ardência, e a uma pimenta que cresce em todo o mundo.

A pimenta indonésia Lampong confere uma ardência muito robusta e um sabor apinheirado intenso. A pimenta indiana Tellichery de tonalidade castanha escura têm um aroma floral e notas de cedro e cereja, sendo contudo menos ardente e menos pungente. O Malabar da Índia ou o Sarawak da Malásia dará um sabor mais intenso aliado a um aroma de alcaçuz mais pungente e amadeirado.

A perícia em encontrar as melhores pimentas a par da arte de misturá-las para oferecer pimentas apimentadas, aromáticas e perfeitamente equilibradas é o que destaca as nossas pimentas das restantes.

Mais bem usada em...

Com um aroma bem apimentado e bastante ardência, a pimenta preta moída combina muito bem com quase qualquer prato salgado. Frequentemente usada para dar vida a molhos, saladas, ovos ou pratos de queijo, uma pitada de pimenta preta moída e um pouco de vinagre balsâmico podem até mesmo revelar a doçura dos morangos.

Para um prato vegetariano delicioso, frite ligeiramente cogumelos em azeite e manteiga e recheie um pão ciabatta torrado, temperando bem com pimenta preta moída. Termine um prato de massa ou uma pizza com uma boa pitada de pimenta preta, ou adicione sobre batata com uma pitada de paprika defumada.

A nossa dica saudável favorita é adicionar uma pitada extra de pimenta preta moída como alternativa ao sal.

Qual é a diferença entre pimenta branca, preta, verde e cor-de-rosa?

- As pimentas verde, vermelha e preta provêm da mesma baga e são colhidas em diferentes níveis de amadurecimento e tratadas de forma diferente para lhes dar um aspeto e sabor distintivos.

- A pimenta preta é feita de bagas de Piperácea, quando começam a ficar vermelhas e são secas ao sol durante 3-4 dias para revelar as suas notas mais frutadas.

- O grão de pimenta verde é a baga verde e não madura que é preservada para proteger a cor. Como é menos madura, muitas vezes é um sabor mais leve e fresco com menos ardência de piperina. É preservada por uma brisa suave que seca as bagas ao sol ou através da utilização de dióxido de enxofre ou salmoura.

- A pimenta branca é essencialmente a semente no centro de pimenta preta. As bagas são colhidas quando estão bastante vermelhas e, após a secagem ao sol, são embebidas e fermentadas em água por uma semana. As cascas pretas são depois esfregadas na água, muitas vezes à mão.

- O grão de pimenta vermelho e cor-de-laranja é preservado do mesmo modo que o grão de pimenta verde, mas usa bagas cor-de-laranja ou vermelhas mais maduras.

- A pimenta cor-de-rosa não é pimenta "verdadeira", mas vem da árvore de pimenta peruana, Schinus molle, que é da família da castanha de caju.

História

Há milhares de anos atrás, os grãos de pimenta eram altamente valorizados pelos faraós egípcios e até mesmo utilizados nos rituais de mumificação. Nos tempos medievais, a enorme procura de pimenta e outras especiarias foi uma grande motivação para a sua exploração mundial - e conflitos entre países também. Na verdade, os grãos de pimenta eram tão valorizados na Idade Média que, na verdade, eram negociados como moeda.

Sabia?

- Os grãos de pimenta preta devem ser grandes, de dimensões uniformes e de tonalidade castanha escura e intensa. Quanto mais escura for a pimenta, mais sabor contém.

- A pimenta é ainda hoje usada em cerimónias indianas como uma oferta equivalente ao dinheiro

- Surpreendentemente, a pimenta é, na verdade, um fruto, pois cresce em arbustos, como uma uva ou uma baga