Origem

FOLHAS DE LOURO

Origem

FOLHAS DE LOURO

FOLHAS DE LOURO

A despretensiosa folha de louro tem sido usada na culinária há séculos e é muito mais potente do que possa pensar. Vinda do Mediterrâneo, desenvolve-se particularmente bem em climas quentes, o que significa que todos os seus óleos voláteis e saborosos são conservados quando secos - prontos para serem libertados quando as folhas são trituradas ou embebidas. As folhas de louro não dão apenas vida aos pratos, também desempenham o papel de apoio perfeito, revelando o sabor de outras ervas e especiarias, bem como da carne e das aves.

Perfil do aroma

As folhas de louro secas têm um aroma delicado e quente, muito menos amargas do que quando estão frescas. O seu aroma é muitas vezes comparado ao orégão e ao tomilho, e o seu sabor aromático e ligeiramente medicinal combina particularmente bem com especiarias quentes como a noz-moscada e os flocos de malagueta. As folhas de louro são usadas da mesma forma que os paus de canela, na medida em que se destinam a adicionar uma outra profundidade de sabor, mas não devem ser comidas. A maior parte do aroma ligeiramente doce e refrescante reside nos óleos intensos absorvidos a partir do interior, pelo que se esmagar ou triturar uma folha de louro, irá libertar um impacto saboroso - apenas certifique-se de as remover antes de servir. Ao secar delicadamente as folhas de louro e as embalagens seladas em folha de alumínio à mão, preservamos o máximo possível do seu sabor original, cor e aroma subtil.

Mais bem usado em…

A força e o sabor das folhas de louro aumentam com o tempo de cozedura, por isso, combinam mais bem quando usadas em pratos de cozedura lenta, em lume brando, como guisados e molhos. Para adicionar um toque subtil ao clássico molho de carne, experimente adicionar algumas folhas inteiras ao caldo enquanto o leva a ferver. Coloque folhas esmagadas em marinadas para carne e aves grelhadas ou assadas, ou adicione em molho à bolonhesa durante a cozedura. Para os que gostam de doces, adicione uma folha de louro ao pudim de arroz para conferir uma maior profundidade do sabor.

HistóriaAs folhas de louro têm transformado pratos em todo tipo de cozinhas há séculos - da indiana à italiana. Na Grécia antiga, as árvores eram tão reverenciadas que os seus ramos eram usados para coroar os vencedores de batalha, no desporto e nas artes.

Sabia?

- O loureiro (ou Laurus nobilis) que usamos é cultivado de forma espontânea. Para colher as folhas, os ramos são cortados para garantir um novo crescimento e, em seguida, secos à sombra antes de serem embalados à mão

- O Eugenol é o componente principal das folhas de louro, que proporciona o sabor intenso

- Uma folha de louro deve ser grande e inteira, com uma boa cor verde e sem defeitos