Ingredientes
- 8 maçãs reineta
- 400 gramas de açúcar amarelo
- 100 mililitros água
- 4 colheres de sopa de melaço de cana (do tipo Golden Syrup)
- 1 colher de chá Canela Moída
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Tempo de cozedura
Ingredientes
Coloque as maçãs numa tigela grande e cubra-as com água a ferver. Isto irá eliminar a cobertura cerosa e ajudar o caramelo a aderir à superfície. Seque-as cuidadosamente e retire os pés, se for o caso. Espete um palito de madeira ou um pauzinho de chupa-chupa no lugar do pé de cada maçã.
Coloque uma folha de papel vegetal sobre uma rede de arrefecer bolos e mantenha-os perto do fogão. Coloque o açúcar num tacho juntamente com a água e mantenha em lume médio. Deixe ao lume durante 5 minutos, até o açúcar se dissolver, e, de seguida, adicione o melaço, a canela e o vinagre de vinho branco. Coloque um termómetro de açúcar no tacho e espere até alcançar uma temperatura de 140 °C. Se não tiver um termómetro deste tipo, pode verificar o ponto do açúcar vertendo um pouco numa tigelinha com água fria. Deverá endurecer imediatamente e, ao retirá-lo da água, estar estaladiço e fácil de partir. Se isso não acontecer, mantenha-o no lume.
De forma rápida e com cuidado, mergulhe e role cada maçã no caramelo quente até ficar bem coberta. Escorra o excesso e, de seguida, coloque as maçãs sobre o papel vegetal, para endurecerem. Poderá ter de aquecer um pouco o caramelo se a temperatura baixar e o caramelo começar a parecer menos líquido. Deixe o caramelo arrefecer antes de comer. Esta receita de maçãs caramelizadas pode ser preparada com 2 dias de antecedência, no máximo, e armazenada num local seco.