Tempo de preparação
Calorias
Ingredientes
Coloque a beterraba no recipiente do processador de cozinha e feche-o com a tampa. Desfaça-a até obter um puré suave e reserve. Comprima o pepino ralado entre folhas de papel de cozinha, eliminando o máximo de líquido possível e repetindo até estar quase seco.
Junte o puré de beterraba, 1 chávena do iogurte grego, o pepino, o tahini, 1 colher de chá de sumo de limão, sal, 1/2 colher de chá da pimenta-preta, os coentros e os cominhos numa taça grande, batendo bem com uma vara de arames. Tape. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos para que os sabores se combinem.
Entretanto, junte a chávena restante de iogurte grego, 3 colheres de chá de sumo de limão, 1/4 da colher de chá de pimenta-preta, raspa de limão, o azeite, o feta, o pimentão-doce e o aneto no processador e feche com a tampa. Triture até obter um resultado homogéneo, rapando os lados do recipiente, se necessário. Transfira para uma taça e tape. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos para que os sabores se combinem.
Para montar os parfaits, disponha 2 colheres de sopa da mistura de feta no fundo de 6 taças de parfait (de 225 g). Polvilhe com 1 colher de sopa de pistácios e, por cima, disponha outra camada com 1/2 chávena da mistura de beterraba. Termine com mais uma camada da mistura de feta e decore com o resto dos pistácios. Sirva frio.
Dicas de Culinária: Os parfaits podem ser montados e levados ao frigorífico até 2 horas antes de os servir. Se forem montados com mais de 2 horas de antecedência, a camada de beterraba irá tingir as camadas de feta. Para assar a beterraba, pré-aqueça o forno a 220 °C. Envolva as beterrabas aparadas e limpas em folhas de alumínio. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Asse durante 1 hora ou até que a beterraba esteja mole quando a perfurar ligeiramente com uma faca. Deixe arrefecer até conseguir manuseá-la. Descasque as beterrabas e depois corte-as grosseiramente, se desejar.