Ingredientes
- 8 gemas de ovos
- 120 gramas de açúcar
- 40 mililitros de água
- 500 gramas de maçãs Fuji
- 400 gramas de natas líquidas
- 50 gramas de açúcar mascavado
- avelãs
- Canela Moída
Tempo de preparação
Ingredientes
Descasque as maçãs e retire-lhes os caroços. Corte-as em cubos e coloque-as dentro de uma frigideira antiaderente com o açúcar mascavado e a canela. Deixe cozer em lume brando mexendo de vez em quando.
Para a massa: coloque o açúcar e a água num tachinho e aquecer lentamente. Ao mesmo tempo, coloque as gemas de ovos no recipiente da batedeira e bata na velocidade mínima. Depois de o açúcar ter cozido a 120 ºC (quando faz bolhinhas), deite-o lentamente sobre os ovos, continuando a bater. A mistura torna-se homogénea e começa a subir (deverá triplicar de volume). PASSO 3 Coloque a tigela d
Coloque a tigela da batedeira numa saladeira de vidro e continue a bater até ao arrefecimento completo da massa. Reserve no frigorífico.
Quando as maçãs estiverem bem cozinhadas, misture-as rapidamente até obter um puré com pedaços. Retire 250 g deste puré de maçãs.
Colocar 400 g de natas líquidas no recipiente da batedeira e bata em natas bem firmes. Incorpore suavemente as natas batidas ao puré de maçãs arrefecido e depois envolva delicadamente com a varinha.
Unte oito formas de silicone de cerca de 8 cm de altura. Deite a massa nas formas.
Torre as avelãs na frigideira ou no forno muito quente. Reserve cerca de 25 avelãs para decorar. Triture as outras grosseiramente e espalhá-las sobre os parfaits: irão afundar-se na massa destes últimos.
Coloque no congelador durante 4 horas; o centro deverá encontrar-se no limite da congelação.
Na altura de servir, desenforme sobre um prato. Derreta um colher de açúcar mascavado num tachinho e cubra as avelãs inteiras reservadas, colocando-as sobre os parfaits. Sirva imediatamente, podendo optar por adicionar chantilly!