Pasta de Tomate e Pimento Vermelho Assado
Vegetais

Pasta de Tomate e Pimento Vermelho Assado

Esta pasta à base de pimento e tomate apresenta um delicioso aroma a paprika, cominhos, alho e pimento vermelho. Sirva ao lado de outros molhos a acompanhar nachos, pita ou qualquer outro pão, juntamente com azeitonas marinadas.
  • 12

    Ingredientes

Ingredientes

Preparação

  • Pré-aqueça o forno a 180°C, marca de gás 4

  • Coloque os pimentos num tabuleiro grande. Leve-os ao forno durante 30 a 40 minutos ou até que a pele comece a formar bolhas, virando-os a meio do tempo. Transfira os pimentos para um saco de plástico hermético próprio para culinária. Feche o saco e deixe os pimentos no seu interior durante 15 minutos ou até que arrefeçam o suficiente para poderem ser manuseados. Retire-lhes a pele, a parte de cima, a parte branca e as sementes e, de seguida, corte-os grosseiramente e reserve-os.

  • Com uma faca afiada, faça uns cortes em cruz no fundo de cada tomate. Coloque-os numa panela com água a ferver durante 30 segundos e, de seguida, com a ajuda de uma escumadeira, transfira o tomate para uma tigela com água gelada. Retire-lhe a pele e, de seguida, corte-o grosseiramente.

  • Coloque os pimentos, o tomate e os temperos num tacho grande, em lume médio-baixo. Cozinhe-os durante 35 a 45 minutos ou até que os legumes tenham amolecido, mexendo com frequência. Adicione o açúcar e a polpa de tomate. Mantenha mais 15 minutos no lume ou até que o molho tenha engrossado, mexendo com frequência. Adicione o sumo de limão.

  • Sirva quente, ou à temperatura ambiente, a acompanhar um pão pita, naan ou tostas. Como alternativa, leve ao frigorífico e sirva frio.