Origem

ENDRO

Origem

ENDRO

ENDRO

O endro é mais usado em combinação com picles, mas esta erva aromática pode ser utilizada de muitas e variadas formas para além de um mero acompanhamento. Popular na maior parte da Europa, no Médio Oriente e na Escandinávia, o endro tem um sabor distinto que é comparado ao funcho e ao aipo. Estreitamente relacionado com a salsa, o seu aroma fresco combina particularmente com peixes e pratos de frutos do mar.

Perfil do aromaO endro tem um gosto deliciosamente fresco, cítrico, com uma suave tonalidade a erva verde. O seu aroma subtilmente doce de marca registada torna-o uma combinação particularmente agradável com alho e hortelã, sendo por vezes também usado como um substituto da salsa.

Cortamos e secamos o nosso endro no dia em que é colhido e usamos frascos selados em papel de alumínio para conservar a frescura e o aroma e preservar a sua cor verde fresca.

Mais bem usada em...

Esta erva complementa pratos de peixe e o seu aroma natural pode equilibrar aromas fortes, como o alho ou a malagueta. Polvilhe sobre o bacalhau e regue com sumo de limão antes de grelhar, ou misture com azeite, vinagre, mostarda e mel, e regue o salmão. Misture com batatas novas cozidas ou cenouras com uma noz de manteiga ou use-o como uma alternativa refrescante à salsa em omeletes, quiches e saladas. Para adicionar um toque refrescante a bebidas frescas, experimente congelar o endro em cubos de gelo com hortelã.

História

O endro foi durante séculos usado em pratos salgados, mas teve uma variedade de usos ao longo da história. Os Antigos Gregos usavam-no como remédio para soluços, enquanto as suas sementes eram usadas como sedativos no antigo Egito.

Tal como a salsa, os gregos também apresentavam coroas de endro aos seus atletas campeões e poetas, os quais as usavam como coroas.

Devido ao seu sabor intenso, o endro tem sido utilizado para melhorar o sabor natural dos legumes, carnes, outras ervas e especiarias.

Sabia?

- Na Idade Média, acreditava-se que o endro tinha propriedades mágicas para proteger casas ou para fazer feitiços de amor**

- A língua nórdica antiga conferiu ao "endro" conotações fortes associadas a efeitos calmantes e sedativos.

- O endro deve ter uma cor verde e um sabor suave

Fontes ** http://www.themagickalcat.com/Articles.asp?ID=242